segunda-feira, 3 de setembro de 2012

usinas de reciclagem


Hoje em dia se fala muito em reciclagem em suas vantagens para o meio ambiente, em sustentabilidade.
A reciclagem hoje se tornou fonte de emprego para milhares de pessoas que vê no que é lixo para muitos produtos que se tornam artesanato gerando uma fonte de renda e contribuindo para preservação do meio ambiente.

No país existem usinas de reciclagem um trabalho que vem aumentando gradualmente, o trabalho desenvolvido pelas usinas e de fundamental importância, porém pouco valorizado ainda.

A ideia da criação das usinas de reciclagem veio como alternativa para a destinação do lixo urbano  pretendendo oferecer condições mais dignas de trabalho aos catadores de lixo, além de constituir nova oportunidade de negocio.

 Uma usina de reciclagem de lixo, que separa todo o material inorgânico (papel, plástico, metais, vidros) e mói e fermenta o material orgânico, produzindo adubo ou composto orgânico. Seu processo de funcionamento é bem simples, constando basicamente das seguintes etapas:
 
-o lixo é depositado por um caminhão basculante na caixa de entrada; cai numa esteira rolante, da qual equipados com luvas e aventais os operários retiram manualmente todos os elementos recicláveis inorgânicos;

- contendo apenas material orgânico no fim da esteira, o lixo entra num moinho de martelos, onde é dilacerado e moído;

-o lixo moído é empilhado em montes (chamados leiras), sofrendo um processo de fermentação aeróbica por 60 a 90 dias, após o que se transforma em composto orgânico pronto para ser utilizado como corretivo de solo.

Aspecto interessante a ser mencionado é a não proliferação de vetores de doença nas leiras, devido ao calor gerado no seu interior pelo processo de fermentação aeróbica, que elimina as larvas depositadas e afugenta os roedores, além de evitar os odores da putrefação.

As usinas são uma ótima oportunidade de negocio e vem cada dia sendo mais valorizada.

E você o que tem feito para ajudar na preservação do meio ambiente. O simples ato de separar o lixo reciclável  e orgânico e a melhor forma de ajudar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário