domingo, 26 de junho de 2011

Envelhecer

Vinih

Envelhecer...
Algo que realmente, vem em meu pensamento, o que é envelhecer? É quando as pessoas que amamos começam a ficar com rugas, seus cabelos ficam brancos e suas memórias e lembranças começam a se apagar? Acho que envelhecer é mais do que isso, é quando nossos sentimentos ficam mais maduros, nossos amigos viram compadres e comadres, nossas paixões se tornam a família que devemos amar e respeitar durante toda sua existência e até depois que você se vai, pois o amor nunca morre, ele apensas ama com olhos fechados numa eterna divergência entre querer e poder estar juntos para sempre.
Mais o tempo nos mostra que cada decisão por mais estúpida que você achasse na hora mudara uma vida inteira, uma faculdade que não entramos um amor não correspondido, uma viajem que perdemos por que estávamos com dor de cabeça, um amigo que deixamos de pedir desculpa por uma briga boba sem sentido nenhum, você acaba descobrindo que a vida é mais que apenas uma passagem, e sim um eterno aprendizado.
Por isso quanto mais envelheço, mais eu me encontro comigo, mais eu descubro a vida minhas opções carreiras e frutos que um dia poderei ter com o caminho que eu escolher, mais nem assim eu ainda perco meu medo do futuro, do que me aguarda dos medos que irei passar, as dificuldades que enfrentarei, as conquista que terei, as decepções que eu viverei. Mais sei que esse medo é fútil em vista de outros mais é assim, as vezes o mais fácil nos assusta por ser tão simples e pratico e o difícil parece a coisa mais certa a se fazer, alguns lendo isso podem pensar ele ta meio pirado, mais pergunte a si mesmo quando foi que você se fez essas perguntas, e qual é a resposta se for iguais as minha bem vindo a geração do presente!
Por isso quando eu tiver meus 60, 70, 80, até meus 90 anos não quero parar quero viver até meu ultimo suspiro, pois assim, a minha vida será plena, divertida, alegre e principalmente Feliz e sem arrependimentos.

Emeli

Envelhecer para alguns o sedentarismo ate o fim de suas vidas, bem isso e um pensamento bem pequeno. Costumo dizer que a partir de certa faze da vida começamos a regredir voltar passar pelas fazes de adolescência e até criança lógico que com grandes diferenças mais no fundo nossa mente regride e quer que nos voltemos a fazer coisas que realmente nos façam felizes.
Quando nos tornamos adultos a grande maioria pensa apenas em trabalho ganhar dinheiro e a vida se torna apenas trabalhos e notas de dinheiro que são capazes de faz com que as pessoas nem cheguem a envelhecer.
A vida nãos e resume apenas em trabalhar, ver TV e ver a pança e os filhos crescer e depois envelhecer e se tornar um pessoa amarga e achar que porque envelheceu e inútil e que só incomoda. Vejo a velhice como uma perfeita oportunidade porque você já ganho o dinheiro que podia agora e a hora de gasta-lo, você esta aposentado presumo então aproveite conheça lugares diferentes, faca amizades novas amizades, dance, leia um livro e sai de casa.
Envelhecer e muito mais do que a rosto enrugar a pele ficar flácida ou ficar em casa dormindo. Isso é pequenos detalhes o rosto enrugado e um mapa da vida de uma pessoa. Lá consta seus caminhos suas felicidades e tristezas, quem não tem uma ruga não tem uma bela historia em para contar.
Perca menos tempo na frente do espelho em uma academia e menos dinheiro em cremes e faca uma coisa pela sua alma e felicidade sua e de sua família.

Sabendo Envelhecer

O envelhecer deve ser visto como um processo contínuo de crescimento intelectual, emocional e psicológico. Deve ser o momento em que, ao se olhar o que foi vivido, nos permitamos sentir alegria pelo que foi conseguido, apesar de serem reconhecidos alguns fracassos e erros.
 A velhice começa por volta dos 65 anos e se caracteriza por um declínio gradativo do funcionamento de todos os sistemas corporais. Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, a maioria das pessoas da terceira idade conservam um nível importante de suas capacidades cognitivas e psíquicas.
Embora em qualquer idade seja possível morrer, a velhice concentra um acúmulo de perdas. São amigos, familiares e colegas que se vão, além de ser necessário superar  mudanças em vários setores como no trabalho e na saúde.  Torna-se importante elaborar a proximidade da própria morte, pois quem não pode aceitar sua finitude ou se sente frustrado com o curso que sua vida tomou, será invadido pelo desespero de perceber que o tempo é muito breve para recomeçar uma nova vida.
Saber envelhecer não é fácil, principalmente numa sociedade que cultiva o novo, as cirurgias plásticas,  o poder e a produtividade. Saber envelhecer é um aprendizado contínuo, é aceitar as novas limitações que o tempo traz, é não encarar a aposentadoria como um vazio, mas aprender a usar  e desfrutar desse momento livre para buscar momentos de prazer. É renunciar a uma antiga posição de autoridade e aceitar que um estilo de vida produtiva se fecha para que outro tipo de vida apareça.
Quem se recusa a aceitar as mudanças que essa fase da vida traz, pode viver em um constante estresse e pessimismo perante  a perda de prestígio e do poder aquisitivo, além de ter uma reduzida auto-estima.
Um envelhecer repleto de sentido é aquele momento no qual predominam uma atitude contemplativa, sem ser estática, e reflexiva. É o momento em que a pessoa se reconcilia com seus fracassos, erros e defeitos, aceitando a si mesmo e aprendendo a desfrutar dos prazeres que essa etapa possibilita.
                                                                           Elisabeth Salgado


Um comentário: