quarta-feira, 11 de maio de 2011

Separação

Separação e divorcio perante a lei
Vista pelo poder judiciário a separação e o divorcio são coisas diferentes. A separação e o divórcio são causas para o término do casamento quando o casal apenas deixa de viver junto como marido e mulher sem recorrer ao judiciário, diz-se que o casal está separado. A separação não quebra os laços do casamento, isto é, os separados não podem casar outra vez enquanto não obtiverem o divórcio. O divórcio rompe os laços do casamento e os divorciados podem casar-se novamente no civil.
Á a separação judicial (divórcio) tem regras estabelecidas na lei civil. Existem dois tipos de separação judicial, a consensual e a litigiosa. Separação consensual: este tipo de separação também pode ser chamado de separação por mútuo consentimento, que é quando o casal convenciona as condições da separação e apresenta o acordo ao juiz para ele proceder a homologação.
Separação contenciosa (litigiosa): neste tipo de separação, um dos cônjuges precisa provar que o outro violou gravemente os deveres do casamento tornando a vida em comum insuportável, por um dos seguintes motivos: adultério,
Tentativa de morte, sevícia, injúria grave, abandono voluntário do lar conjugal por um ano, condenação por crime infamante e conduta desonrosa. O juiz também pode considerar outros fatos.
Fontes: 
- Décio Policastro, sócio do escritório Araújo e Policastro advogados, especialista em Direito de Família e Sucessões
- Paulo Guilherme Amaral Toledo, professor de Direito Civil da Universidade Paulista (UNIP)


Vinih
Muitos acham que a instituição casamento está falida, que as pessoas se casam antes mesmo de se conhecerem, e assim com o tempo as diferenças vão afastando o casal, mais quando os filhos começam a nascem ao invés de aproximar, afasta ainda mais o casal, pois relacionamento já desgastado está e por um fio, mais mesmo assim o casal não se separa e continua a viver juntos mais não como marido e mulher mais apenas como pai e mãe.
Mas quando o casal opta pela separação, ambos sofrem tanto quem decide sair de casa quanto quem fica, e os filhos são os que mais sofrem, porque desde que nasceram ficam perdidos sem saber o que fazer trazendo transtorno à família.
Assim os pais se vêem ambos perdidos, pois seus filhos se metem em situações de risco para chamar a atenção dos pais. Que muitas vezes não entendem seus filhos e os julga acham que a melhor solução é um psicólogo. Mais na realidade não é bem essa os filhos precisam do amor do carinho dos pais é nisso que eu creio.
Assim os filhos e os pais, que tinham uma vida que era “perfeita” aos olhos dos outros em um escândalo. E ai vem os problemas, por exemplo, quando um homem é separado, ele não é julgado pela sociedade agora quando uma mulher é separada ela é apontada pelos outros e quando ela realmente se abre para um novo amor ela é taxada de muitas coisas, fazendo o convívio com os filhos ficar conturbado. 
Mais nem sempre o divorcio é horrível, às vezes o relacionamento que era desgastado acaba e o divorcio acontece mais os filhos não são afetados por isso, porque os pais ainda se dão bem ou tem pelo menos um convívio bom perante os filhos, não brigam em hipótese alguma e decidem em conjunto como educar seus filhos em conjunto.




Emili
Tanto a separação quanto o divorcia podem trazer sérias consequências para o casal. Quando não há filhos todo o processo e mais “simples” por que e a vida apenas do casal.
O processo de separação geralmente e encarado de uma forma melhor e a recuperação e mais rápida por parte do homem, pois muitas mulheres se casão e acham, quere que seja para a vida toda. Sabe aquela historia que começa com era uma vez e termina com viverão felizes para sempre, historias de conto de fadas. Infelizmente na vida real nem tudo e perfeito e muitas relações acabam não por falta de amor e por uma das pessoas se entregarem aos vícios e uma vida fora do casamento e por não cumprir com o compromisso. Não que os homens não sofram, mais as mulheres se decepcionam mais por viverem e acreditarem num mundo abstrato onde tudo e perfeito. A vida cobra e exigem muita responsabilidade e maturidade de um casal, onde o ciúme não deve predominar nem as mentiras.
Para os filhos a separação e muito difícil de compreender no primeiro momento mias o tempo passa e eles se recuperam, mais a cicatrizes ficam pra sempre. As brigas constantes transformam o ambiente que já não é mais um ambiente familiar agradável, fazendo com que eles não queiram mais estar retornando para sua casa, um antigo lar que agora ele tem como um verdadeiro inferno causado pelos próprios pais.
Quando os pais decidem se separar eles deve levar em consideração os filhos deve conversar, e expor os motivos para que eles possam enfrentar de uma melhor maneira. Por existe ex marido e mulher, mais ex filho nunca. O emocional de filho e bem abalado principalmente quando ele é um adolescente uma fase bem conturbada, de sua vida onde sua cabeça já esta cheia de por que e duvidas e a separação dos pais traz mais um porque, faz com que eles se sintam culpados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário